Farmacêutico só é Doutor quando termina seu Doutorado!

on
Adoro a série A Grande Família, mas sou obrigada a deixar explícita minha insatisfação, enquanto profissional Farmacêutica, ao assistir o último episódio. Lamentável a imagem de um farmacêutico irresponsável exigindo que o tratem como "Doutor tal"...

Sobre o ocorrido, segue publicação da FENAFAR, entidade à qual estou grata pela observação da necessidade de repúdio à tal fato.

"A Federação Nacional dos Farmacêuticos vem a público se manifestar a respeito do episódio Vide Bula da série A Grande Família, veiculado pela Rede Globo na última quinta-feira (17).
A televisão é o veiculo de comunicação de massa mais poderoso de nossa sociedade. O que aparece na TV contribui de maneira determinante para formar comportamentos e pensamentos. Assim, a responsabilidade dos profissionais que trabalham na televisão, ainda que em programas humorísticos ficcionais, tem que refletir esse poder.
Por isso, não podemos deixar de registrar nossa indiganação com a forma que o programa acima citado retratou o profissional farmacêutico. A Fenafar – e toda a categoria – tem realizado incessantemente campanhas para esclarecer a população sobre o papel do farmacêutico.
Somos uma categoria de profissionais da saúde, formados em nível superior e habilitados para pesquisar, produzir, manipular e dispensar o medicamento. Atuamos em várias etapas da cadeia de produção e circulação do medicamento. Os farmacêuticos que atuam nas farmácias e drogarias são qualificados para orientar o usuário sobre o uso racional do medicamento, cientes dos perigos da automedicação e responsáveis por seguir as normas federais que pautam as boas práticas farmacêuticas.
Por isso, há décadas temos lutado para tornar obrigatória a presença do farmacêutico em tempo integral nas farmácias. O farmacêutico não pode ser confundido com um balconista ou um vendedor, assim como o medicamento não pode ser tratado como uma mercadoria qualquer e, também, a farmácia não pode ser tratada como um estabelecimento comercial e, sim, como um estabelecimento de saúde.
Abordar o tema da automedicação – assunto importantíssimo numa sociedade na qual, infelizmente, a propaganda comercial do medicamento nada tem de diferente da propaganda de qualquer outra mercadoria – a emissora de televisão deveria buscar ouvir profissionais da área para não cometer erros, como representar uma farmácia na qual os medicamentos estão ao alcance do usuário.
Ao retratar um profissional disposto a “burlar” as leis em vigor que regem a venda do medicamento, ao colocá-lo como “simples farmacêutico”, a Rede Globo presta um desserviço à sociedade, reproduzindo uma visão equivocada sobre o papel imprescindível desse profissional de saúde.
A Fenafar e seus sindicatos filiados reiterar seu repúdio à forma desrespeitosa como a emissora tratou toda uma categoria profissional e esperamos que situações como esta não voltem a se repetir."

São Paulo, 19 de novembro de 2011.
Diretoria da Federação Nacional dos Farmacêuticos
Conselho de Representantes da Fenafa